MEI: como se destacar na concorrência de mercado

maio 4, 2022

Mesmo que esteja vendendo o mesmo produto que outras empresas, você consegue se destacar e obter mais clientes com estratégias simples na concorrência de mercado.

Se destacando por vários motivos: produtos de qualidade, atendimento excelente, entrega rápida, brindes e muito mais.

É possível se destacar da concorrência como MEI?

Claro, você consegue se destacar da concorrência criando um planejamento bom com estratégias de marketing.

É muito importante que você tenha destaque em sua atividade de atuação, devido o mercado se mostrar cada dia mais competitivo e as pequenas empresas também.

Quando se tem uma ideia para negócio, é preciso estar ciente de que vão aparecer muitas pessoas com a mesma ideia e vários concorrentes disputarão a atenção desse mesmo público.

Como exemplo, ao abrir uma loja que vende roupas, deverá pensar em coleções que sejam diferenciadas, preços atrativos, provadores confortáveis, entre outros detalhes que fazem o seu negócio se destacar.

Para os consumidores escolherem o seu negócio em detrimento de outros que são da mesma área, tem de oferecer algo diferente, algo que corresponda às preferências do cliente.

Existem vários passos que você pode dar para obter esta vantagem e diferenciar-se da concorrência como MEI.

Como se destacar diante da concorrência?

Para se destacar, o segredo é ter uma vantagem competitiva. Usamos esta frase para identificar os benefícios exclusivos que sua empresa oferece a seus clientes, baseado nos padrões de oferta de seus concorrentes.

Por exemplo, a vantagem competitiva da Apple está na criação de produtos exclusivos e com alto valor associado, já a Amazon é vista por sua gestão imbatível e a Natura se realça pelo desenvolvimento sustentável.

Toda empresa conta com seus pontos fortes para conquistar cada cliente e criar sua própria identidade no mercado. Mas lembre-se que a diferenciação competitiva não é apenas das grandes marcas.

Portanto, é só pensar na diferença de competitividade ideal para sua empresa, levando em consideração os padrões de mercado do seu negócio.

Dicas para se destacar

Separamos algumas dicas exclusivamente para que você microempreendedor, se destaque diante da concorrência. Anote e sempre coloque em prática.

Tenha uma marca

A vantagem de qualquer negócio inicia com nome e logotipo. Recomendamos que crie um nome fácil de lembrar e que impressione o consumidor, a ponto de fixar em sua mente. Se possível, deve ser combinando com o seu negócio.

Além disso, é interessante que você tenha um logotipo com imagem ou símbolo atraente, assim como a identidade visual com cores e fontes padronizadas projetadas para cada tipo de negócio.

Então, a forma como o negócio é visto pelos seus clientes já é considerado uma vantagem, especialmente se sua concorrência não estiver investindo nisso.          

Analise a concorrência

Se você quiser ser superior aos seus concorrentes, primeiro é necessário conhecê-los devidamente. Portanto, analise aqueles que vendem os mesmos produtos e pretendem atingir o mesmo público que o seu.

Após ter ciência de quais são seus concorrentes, você deve analisar as ações que eles executam para atrair clientes e entender quais são as diferenças competitivas de cada negócio.

Com isso, você pode averiguar quais pontos que sua empresa pode melhorar para ser única em determinado segmento.

Produto e serviço exclusivo

Ganhar vantagem por meio do produto ou serviço que está vendendo é uma das formas mais comum de se realçar diante da concorrência como MEI.

Como exemplo, se possui uma adega, poderá vender um vinho exclusivo que nenhum outro concorrente vende em seu negócio.

Atendimento de excelência

Outra maneira para se destacar é dispor de um excelente atendimento ao cliente.

Por isso, é importante que respeite acima de tudo, as necessidades de cada cliente, atendendo sempre com harmonia e prestando um excelente serviço pós-venda, dando todo suporte que o cliente necessitar.

Melhor custo-benefício

Para se evidenciar dos concorrentes quanto a valores, é necessário ter cuidado, pois o cliente sempre vai buscar uma empresa que possua melhor custo-benefício.

Em outras palavras, não compensa reduzir os preços se isso for prejudicial a qualidade dos seus produtos, com isso você estará perdendo seus lucros e ainda fazendo o seu negócio parecer barato.

Um valor reduzido pode ser adequado para grupos de baixa renda, mas é necessário atingir um valor que corresponda ao que o cliente espera e, ao mesmo tempo, garanta a rentabilidade do negócio.

Ambiente exclusivo

Dispor de um ambiente aconchegante e decorado faz toda a diferença quando se trata de estabelecimentos físicos.

Disponibilize de promoções

E por último, você pode elaborar sua vantagem competitiva para se desatacar no mercado, através de promoções atraentes. Como por exemplo, descontos, sorteios, concursos e tudo o que a sua criatividade permitir.

Recomendamos que esteja atento ao calendário de promoções, onde poderá conferir as datas comemorativas mais importantes para aproveitar e destacar o seu negócio.

Agora que você já compreendeu como ter destaque diante a concorrência e como elaborar um diferencial competitivo sendo microempreendedor individual, basta colocar em prática.

O que achou desse artigo? Acesse Gerencia Mei, realize seu cadastro e conheça a melhor plataforma de gerenciamento para Microempreendedores Individuais!

VEJA TAMBÉM | Crédito imobiliário para MEI


Gerenciamei - CNPJ 26.390.394/0001-25 © 2022 - Todos os direitos reservados