O MEI – Microempreendedor Individual dispõe de vários benefícios para o trabalhador que formaliza suas atividades. Entretanto, alguns empreendedores não podem se cadastrar nessa categoria, sucede-se devido alguns impedimentos do regime. Para conferir se pode se formalizar como MEI, leia este artigo até o final.
Para formalizar seu registro como MEI – Microempreendedor Individual, o empreendedor precisa se atentar a algumas informações requisitadas, como:
Apesar de possuir menos complicação para o registro da empresa, possui condições que precisam ser analisadas antes de realizar a abertura do empreendimento para não ocorrer dor de cabeça futura.
Alguns casos são das atividades que possuem cadastro em órgãos regulamentadores e desempenham atividades intelectuais, entre elas, estão: dentistas, economistas, advogados, médicos, veterinários, contadores, programadores e outros. Veja abaixo outras situações:
Destaca-se que algumas hipóteses, existe a possibilidade de realizar o cadastro como Microempreendedor Individual, mas com exceções. Diante disso, o trabalhador precisa estar atento para não se prejudicar ao se formalizar como MEI, veja abaixo: d
Todas os dados do responsável pela empresa, são analisadas conforme registros do governo federal. Dessa forma, ao realizar o cadastro do empreendedor, o sistema já manifestará sobre alguma restrição no seu CPF ou documentos.
Se ocorrer algo assim e as informações estiverem incorretas ou desatualizadas, será necessário fazer a atualização e correção online ou presencialmente, nos correios ou Receita Federal.
Desse modo, a consulta da situação cadastral pode ser realizada através do site da Receita Federal. Se ainda assim, o sistema não permitir dar andamento no cadastro, devido não se encaixar no regime de empreendedor individual, será preciso verificar e escolher outras opções para o registro do seu negócio.
Se ainda assim, não souber o que fazer, a solução mais próxima será se formalizar como Microempresa, optando pelo mesmo regime de tributação do MEI, que é conhecida por quatro naturezas, veja abaixo:
Se ainda ficar com dúvidas, recomenda-se procurar ajuda de um contador para verificar suas necessidades e se cumpre com os requisitos do porte de empresa que deseja.
Você se encaixa nos requisitos para ser Microempreendedor Individual – MEI? Não perca tempo! Realize seu cadastro em Gerencia Mei e solicite a abertura do seu CNPJ-MEI ainda hoje!
LEIA TAMBÉM | Quem é, e como funciona o MEI – Microempreendedor Individual?
Gerenciamei - CNPJ 26.390.394/0001-25 © 2022 - Todos os direitos reservados