GERENCIAMEI

Já sou MEI

Saiba tudo sobre parcerias para MEI

Publicidade

O MEI é conhecido por iniciar suas atividades de maneira mais reduzida, através do pequeno empreendimento, com faturamento limitado a R$ 81.000,00, podendo contratar apenas um empregado, sem sociedade com outra pessoa, tendo como um dos benefícios a possibilidade de emissão de notas fiscais, abertura de conta bancária jurídica, serviços previdenciários, entre outros.

Em algumas situações ter uma parceria oportuna com outras pessoas ou empresas pode auxiliar o pequeno empresário a expandir seu negócio de maneira favorável, quanto mais ordenada estiver a parceria, maiores serão os resultados para as duas partes. Vale destacar que a parceria entre duas pessoas jurídicas registradas como MEI é a melhor maneira de juntar esforços e se destacar no mercado atual.

A parte mais difícil é encontrar e conseguir fechar a parceria com a empresa certa, realizando o contrato da forma mais segura possível. Explicaremos como você deve buscar e definir cada oportunidade de acordo com cada nicho dentro do seu negócio.

Publicidade

Conforme já citado anteriormente, a parceria entre duas empresas gera grande oportunidade de crescimento para ambos empreendedores, se consolidando quando dois ou mais microempreendedores concordam com estratégias que beneficiam a todos.

Um exemplo de parceria é relacionado a venda de produtos e serviços em conjunto, com objetivo de aumentar a quantidade de clientes, por meio de promoções, atraindo maior visibilidade e desenvolvendo novos projetos. Na situação de MEI, a parceria pode ser realizada com outros microempreendedores ou empresas que possuem negócios maiores, com a intenção de aumento de vendas, movimentando o mercado consumerista.

É visível a concorrência entre uma empresa e outra do mesmo segmento, mas a sacada principal é se unir a empresas que possuem produtos ou serviços relacionados e não idênticos, desta maneira, a parceria de mercado entre elas tem gerado visibilidade atualmente. Isso justifica-se através dos resultados positivos, em que a colaboração se torna mais favorável do que a disputa.

Vantagens de realizar parcerias

Ao realizar parcerias entre duas pessoas jurídicas formalizadas como MEI, gera-se diversos benefícios e vantagens, por possuírem praticamente as mesmas obrigações, limitações e desafios desse segmento de empresa.

Publicidade

Os microempreendedores individuais possuem em comum a incitação para vender mais, disponibilizando poucos recursos, sobretudo por estarem no início das suas atividades. Através de uma boa combinação com outra pessoa é possível ampliar de maneira mais considerável do que se estivesse operando sozinho, tendo em vista possuírem juntos duas vezes mais a quantidade de meios para expandir seu negócio.

Quando um parceiro MEI possui um produto ou serviço parecido e que pode complementar o seu, e vice-versa, vocês conseguem unir conhecimentos e promoções para trazer mais clientes e consequentemente aumentando o conjunto de assuntos sobre marketing. A parceria entre microempreendedores locais auxilia muito, principalmente parceiros digitais, trabalhando em conjunto com seus e-commerces, lucrando ainda mais.

Como aumentar a rede de contatos

  • Encontre a necessidade do seu empreendimento: você precisa buscar o déficit, o que está faltando para o seu negócio, como por exemplo, equipamentos, novos produtos, marketing, novos funcionários, entre outros. Faça uma lista com todas as necessidades e soluções para cada uma, para que consiga resolver essas questões;
  • Saiba quem pode te auxiliar: você precisa pensar quais são as pessoas e outras empresas que poderia se unir a você e juntos suprir as necessidades um do outro, lembre-se sempre de listar tudo em ordem de importância;
  • Descubra quais são as necessidades do seu parceiro: a união precisa ser benéfica para os dois lados, veja o que seu parceiro ideal precisa que você possa oferecer;
  • Crie um grupo de networking: você precisa compartilhar seus conhecimentos e necessidades com pessoas da mesma rede de negócios, através de participação em eventos, cursos e principalmente, conhecendo sempre novas pessoas, nunca deixe de conhecer e fazer novos laços de negócios;
  • Entre em contato com seu possível parceiro: para que a parceria ocorra uma das partes precisará tomar iniciativa de contatar e apresentar as vantagens que beneficiará os dois negócios, não desanime caso tenha uma resposta negativa, a persistência e constância irão te trazer excelentes resultados.

Parcerias públicas

Além dos parceiros que você empreendedor precisa correr atrás para conseguir, existem aqueles parceiros disponibilizados pelo governo federal, como ABM (Associação Brasileira de Municípios); Simples Nacional, Sebrae, Receita Federal, SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados); CNM (Confederação Nacional de Municípios), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); entre outros. 

É válido destacar que a Caixa e o SEBRAE possuem um acordo que facilita e aumenta o acesso dos empreendedores individuais a financiamento para capital de giro da empresa. Esse capital de giro é disponibilizado pela Caixa e garantido pelo Sebrae, através do FAMPE (Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas). A parceria entre eles ajuda o crescimento e desenvolvimento dos microempreendedores no Brasil. 

Publicidade

Para conseguir o benefício o Microempreendedor deve possuir o CNPJ ativo e com faturamento a pelo menos 1 ano, sem restrição de CPF ou no CNPJ, para mais informações confira no site da Caixa.

Lembre-se: 

O microempreendedor sempre deve buscar parcerias para se estabilizar, reunindo-se a outros empreendimentos, pode lhe proporcionar acesso a informações que ajudam de forma favorável a expandir seu negócio. 

Clique no botão a seguir e conheça os melhores bancos e contas jurídicas digital para MEI!