GERENCIAMEI

Já sou MEI

Como MEI equilibra saúde mental e o empreendedorismo?

Publicidade

Preservar uma mente saudável aumenta as chances de ser mais produtivo e bem sucedido diante das dificuldades que o empreendedor deve encarar. 

O contrário também é verídico, o sofrimento psicológico influencia na conduta de todas as atividades desempenhadas, inclusive no trabalho, causando perdas no aprendizado, produtividade e até mesmo financeiras.

Empreendedorismo e saúde mental

Não dormir bem à noite, acumular tarefas e pressão em desempenhar um trabalho rápido são situações que geralmente fazem parte de um negócio, em menor ou maior escala. 

Publicidade

Sabemos que não existe problema com nervosismo, especialmente se você está iniciando um novo projeto. No entanto, se longas horas de trabalho o deixarem com falta de cuidado com a saúde mental, você precisa tomar medidas cabíveis para mudar esta maré.

Como a saúde mental influencia na vida do empreendedor

Segundo a OMS, a saúde mental é uma forma de bem-estar no qual um indivíduo tem capacidade de utilizar suas próprias habilidades, se recuperar do estresse diário, ter produtividade e contribuir com sua comunidade”. 

Este estado depende da manutenção de um equilíbrio entre emoções e hábitos. A vida de quem opta por iniciar o próprio negócio pode envolver uma série de riscos, rapidez na tomada de decisões e instabilidade financeira, principalmente nos primeiros anos do negócio. 

Considerando a perda de produtividade devido a problemas que influenciam a mente, o fato de não trabalhar por um dia pode trazer prejuízos. Para o MEI, cada serviço não realizado representa um decréscimo no valor mensal porque quando está ocioso, não há nenhuma equipe para cobri-lo.

Fatores que afetam a saúde mental

Publicidade

Muitos agravantes estão presentes nos hábitos dos empreendedores, a começar pela necessidade de atender às expectativas de clientes, fornecedores e parceiros.

Neste contexto, as cobranças internas aumentam naturalmente, atraindo um estado de estresse constante. 

Quando esse estresse não é controlado, a probabilidade de problemas psicológicos aumenta. Abaixo mostraremos alguns fatores que ameaçam a saúde mental.

Mundo de incertezas

Diferentemente das pessoas que têm empregos com carteira assinada, os empresários não têm garantia referente a jornada de trabalho, salário e férias. Ele deve ir atrás de projetos, serviços e clientes para manter o negócio funcionando. 

Publicidade

No entanto, o sucesso nem sempre dependerá do esforço ou dedicação, ele é influenciado por uma série de questões que fogem ao controle do empresário. Viver em um ambiente incerto pode afetar negativamente a saúde mental.

Jornada sozinho

Em geral, os empreendedores se isolam de amigos e familiares para montar seus próprios negócios. Os MEIs muitas vezes se deparam com uma situação ainda mais desafiadora, realizando as tarefas sozinho. 

Isso já era uma realidade antes da pandemia do coronavírus, mas acabou aumentando com as medidas de distanciamento social necessárias para conter a disseminação da doença. A questão é que o isolamento auxilia no desenrolar de doenças como a depressão.

Sobrecargas

MEI e pequenos empresários acabam tendo que acumular uma ampla gama de atividades porque não têm equipe e nem apoio. Na maioria das vezes, passam semanas, até meses, incontáveis ​​horas completando tarefas, levando ao esgotamento mental. 

Publicidade

Após um período fazendo essa rotina estressante, eles tendem a se sentir mais desmotivados e cansados, sem melhora nos resultados. De fato, a fadiga crônica pode reduzir a eficiência, exigir mais tempo para executar tarefas simples e levar à redução da qualidade do serviço.

Pressão e responsabilidade

Por um lado, existe a ideia de se libertar de ser seu próprio patrão, por outro, a pressão e o peso da responsabilidade aumentam. 

É preciso muita flexibilidade e inteligência emocional para não se abalar diante de contratempos, nem perder o foco diante dos acertos. 

À medida que um negócio cresce e começa a tomar muito o tempo, os empresários também precisam aprender a delegar para manter toda saúde em dia.

Hábitos para equilibrar saúde mental e empreendedorismo

Tudo depende da consideração de prioridade, então comece dando valor igual às atividades profissionais e pessoais. Veja abaixo os hábitos para equilibrar sua mente.

Alimentação balanceada

A primeira dica é o cuidado com a alimentação, certificando-se de que o seu cérebro está recebendo todos os nutrientes que precisa. Opte por pratos coloridos, com mais vegetais e menos alimentos industrializados.

Atividade física

Caminhar, nadar e dançar são boas opções para exercícios leves e relaxantes e ainda garantem a liberação de endorfinas, hormônio associado à felicidade.

Durma bem

Além de se sentir cansado, os problemas de sono podem alterar o humor e afetar a memória e a concentração. Então, valorize seu tempo de sono e tenha em média 8 horas de sono por noite.

Momentos de lazer

Claro que gerir um negócio exige dedicação, mas não se esqueça dos momentos de lazer com amigos e a família. Cultivar relacionamentos saudáveis ​​é importante para a saúde mental.

Autoconhecimento

Reserve alguns minutos por dia para se conectar consigo mesmo através de exercícios, meditação, terapia e muito mais. É fundamental conhecer seus limites e evitar ultrapassá-los, evitando o desenvolvimento de doenças.

Consultas periódicas 

É inútil elevar a mente e deixar adoecer o corpo. Os dois se complementam e precisam de ajuda para funcionar corretamente. Por isso, faça consultas regulares com seu médico, realize exames e verifique se tudo está bem.