GERENCIAMEI

Já sou MEI

Crédito imobiliário para MEI

Publicidade

Para tirar inúmeros empreendedores da informalidade e facilitar que novos negócios sejam abertos, o governo estabeleceu um modelo simplificado: o MEI Microempreendedor Individual. 

Ao se tornarem MEI, os trabalhadores autônomos devem inscrever-se no CNPJ sem burocracia, sem custos, e com uma série de vantagens como direitos da Previdência Social, modelo tributário simples e acesso a serviços e produtos bancários em condições especiais. 

Algumas instituições bancárias disponibilizam certas linhas de crédito mais específicas para a categoria de microempreendedor individual, principalmente na aquisição de mercadorias ou até mesmo melhorias dentro da empresa. O diferencial é que as taxas são menores comparadas a pessoas físicas. 

Financiamento imobiliário para Microempreendedor

Publicidade

Uma vez que o microempreendedor tem a documentação comprobatória do seu negócio, os bancos se sentem mais seguros para liberar crédito. 

É o sonho de diversos brasileiros adquirir um imóvel próprio, mas quem atua como MEI acaba tendo dúvidas sobre como funciona todo o financiamento imobiliário. Veja a seguir como proceder.

Como funciona?

O MEI seguirá os mesmos passos de um financiamento de uma pessoa física, a diferença será apenas na documentação do comprovante de renda, pois ela estará vinculada à renda recebida como Microempreendedor.

As avaliações farão parte do CPF do cliente, levando em consideração apenas os rendimentos do Mei como comprovante de renda. 

Publicidade

Assim, como em qualquer outro tipo de operação de crédito, o banco terá inicialmente em conta uma série de informações para avaliar o risco no momento de aprovar um empréstimo, tais como: 

Renda compatível

Todos os bancos sem exceção fazem essa análise para identificar se o comprador pode arcar com o financiamento do imóvel. Em geral, é analisada uma margem de comprometimento de renda de 30%.

Consulta de crédito

Com o intuito de saber se o interessado comprador tem uma boa pontuação. Quanto melhor for a pontuação, maior serão as chances de conseguir financiamento com melhores condições referente a juros. 

Consulta jurídica 

A instituição bancária também pode realizar análises jurídicas, do vendedor, comprador e também em relação ao imóvel, para detectar pendências que possam impedir o financiamento.

Avaliação do imóvel 

Publicidade

A avaliação é realizada por uma empresa, a qual estabelecerá o valor que será vendido o imóvel. As condições de obtenção de financiamento variam conforme cada instituição, assim como a forma de pagamento, taxa de juros, prazo de contratos e principalmente o valor a ser financiado, referente ao imóvel.

Como comprovar a renda como microempreendedor individual?

Os bancos muitas vezes exigem documentos específicos que comprovem a renda do MEI. Cada um tem suas próprias políticas e poderão exigir declarações diferentes. Abaixo citaremos alguns documentos importantes que podem ser necessários:

  • CCMEI – o documento de comprovação de registro do MEI.
  • Contrato relacionado a prestação de serviços – documento que comprova as particularidades de cada serviço prestado.
  • Declaração comprobatória de rendimentos – somente um contador que seja habilitado pode emitir esse documento para comprovar, através de transações financeiras declaradas, os rendimentos do MEI.
  • Recibo de pagamento como autônomo – é um meio de comprovação de recibos referente a prestação de serviços, devendo o pagador apresentar este documento, quer se trate de contratante particular ou de empresa.
  • Extrato bancário referente aos últimos 3 meses ou se possível últimos 6 meses – será necessário apresentar o extrato bancário referente as contas que possuir, seja de pessoa jurídica ou física.  
  • Declaração de faturamento – ter uma declaração de pagamentos dos últimos 12 meses, geralmente é exigido assinatura de um contador e que seja em papel timbrado.
  • Declaração de imposto de renda – conforme for o rendimento tributável, será necessário apresentar a essa declaração.
  • Comprovação de renda em conjunto – Quando você não possui renda suficiente para obter um determinado valor de empréstimo, pode adicionar outras “rendas” para criar uma renda composta.

Ter um vínculo com a instituição bancária ajudará a construir um bom relacionamento. Seja na contratação de um serviço bancário, pagamento de contas, empréstimo ou antecipação de algo contratado. 

Dessa forma, os bancos podem avaliar o comprometimento, construindo melhores classificações internas.

Quais os juros para quem é MEI?

Publicidade

O financiamento referente a imóveis residenciais, terão condições de juros iguais ao de uma pessoa física, após análise de crédito do banco. 

Nessa etapa, diversas informações como documentos, condição financeira e patrimonial, histórico, restrições são levadas em consideração para determinar o valor para financiamento, condições e taxa. 

Assim, o “score de crédito” do cliente diante o mercado e o “ranking” interno com o banco selecionado determinam a taxa de juros mínima para cada caso.

Crédito imobiliário para imóvel comercial

No financiamento da compra de um imóvel comercial, à própria empresa será avaliada, pois o contrato será firmado com o CNPJ. 

Sendo assim, o banco exigirá variados documentos para averiguar o financeiro da empresa como, certidões negativas, representantes legais, dentre outros. Propriedades novas, usadas, em construção e na planta poderão ser adquiridas.