GERENCIAMEI

Já sou MEI

Conheça as Soluções Financeiras para o MEI 

Publicidade

Assim como empresas de grande porte, o pequeno empresário também necessita de condições mais atrativas para seu negócio.

Uma das maiores dificuldades para os pequenos empreendimentos é conseguir separar o capital pessoal do jurídico, apesar de já possuírem regulamentação legal ainda enfrentam obstáculos.

O Microempreendedor Individual (MEI) possui diversas soluções financeiras que auxiliam sua empresa a sair do zero e aumentar seu negócio.

Publicidade

O Sebrae, conhecido por ser um grande parceiro das empresas e principalmente dos pequenos empreendedores, disponibiliza uma série de cursos online e gratuitos, para ajudar o microempreendedor a administrar e realizar a gestão financeira do seu negócio, principalmente após a concessão de créditos por uma empresa financeira.

CRED+

O Portal do Empreendedor disponibiliza o CRED+ (Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios), também conhecido como CREDMEI.

O programa é de iniciativa do Ministério da Economia, implementando o art. 57 da Lei Complementar n° 123/2006, que determina que o Poder Executivo Federal deve indicar quando necessário soluções para melhorar o acesso dos pequenos empresários a linhas de crédito e capital financeiro.

Esse serviço tem como objetivo facilitar o acesso do Microempreendedor Individual e das Micro e Pequenas Empresas em relação a soluções financeiras que auxiliam a empresa a se desenvolver, disponibilizando acesso totalmente online e com custos reduzidos para transações de produtos e serviços financeiros.

Publicidade

Vale destacar que a conquista de crédito para o desenvolvimento do negócio vai depender de outras situações também. Além disso, o dinheiro conquistado deve ser utilizado única e exclusivamente para a sua empresa, não vinculando a despesas pessoais.

Algumas soluções disponíveis pelo programa são:

  • Conta corrente de pessoa jurídica, onde você pode movimentar o dinheiro do seu negócio;
  • Máquinas de débito e crédito, para facilitar a venda de produtos ou prestação de serviços;
  • Antecipação de recebíveis, onde você recebe à vista os valores vendidos no crédito;
  • Cartão de crédito ou débito empresarial;
  • Crédito para comprar mercadorias, insumos ou matérias-primas;
  • Crédito para comprar máquinas, equipamentos, móveis ou utensílios de produção;
  • Crédito para ampliar o negócio;
  • Crédito para comprar veículo (carro, moto, etc);
  • Seguros para proteger seu negócio ou sua família;
  • Investimentos.

Procedimento para realizar a solicitação

O requerimento pode ser feito totalmente online pelo próprio Portal do Empreendedor e as solicitações são encaminhadas para cada instituição escolhida por você e em anexo toda documentação pessoal e empresarial solicitada no momento do cadastro.

Caso a solicitação for aprovada e o empreendedor receba alguma proposta que atende suas necessidades, o responsável legal da empresa terá que ir ao banco apenas para realizar a assinatura do contrato.

A lista com as Instituições Participantes está disponível no Portal do Empreendedor.

Publicidade

Para realizar o cadastro, tenha fácil um documento de identidade, um comprovante de residência e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), será necessário inserir cópia destes documentos na sua solicitação.

Veja abaixo como é simples fazer a solicitação:

  1. Acesse o portal do empreendedor;
  2. Acesse a opção “CRED+”, vá em “acesso para MEI e MPE (CRED+)” e depois “faça sua solicitação”;
  3. Acesse sua conta no gov.br com CPF e senha;
  4. Confira suas informações cadastrais e preencha o formulário de requerimento;
  5. Agora é só aguardar e a instituição financeira que receber a solicitação estará responsável por informar o andamento, através de contato telefônico ou por e-mail.

PRONAMPE

O PRONAMPE – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é mais um programa do governo federal, com objetivo de ajudar no desenvolvimento das pequenas empresas.

O programa foi inserido pela Lei nº Lei nº 13.999/ 2020 e modificado pela Lei nº 14.161/2021, para autorizar o uso do programa de forma definitiva, de maneira a auxiliar os pequenos empreendedores a consolidar seus negócios.

A concessão de crédito pode ser realizada no período máximo de 48 meses, podendo ser utilizada para investimentos, como aquisição de equipamentos, reformas) ou capital de giro para despesas como salário de empregados, pagamento de despesas do estabelecimento, como água, energia, entre outros.

Publicidade

As instituições que são habilidades ao PRONAMPE, são: Banco do Brasil, Sicoob, Badesul, Basa, BDMG, BNB, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Sicred.

Os recursos em cada instituição estão sujeitos a disponibilidade, entre em contato com a instituição de sua preferência para verificar e fazer sua solicitação.

Outras soluções financeiras

Além dos programas disponibilizados pelo governo federal, as instituições financeiras também disponibilizam soluções que auxiliam o microempreendedor, conforme mostraremos abaixo. 

  • Conta corrente de pessoa jurídica;
  • Máquinas de cartão (débito e crédito);
  • Cartões de débito e crédito (pessoal e empresarial);
  • Linhas de crédito, como microcrédito;
  • Seguros;
  • Antecipação de valores recebidos via crédito;
  • Demais investimentos para Microempreendedor Individual.

Atualmente uma ótima opção para o microempreendedor é pesquisar e contratar conta bancária digital. Existem diversos bancos digitais que possibilitam o microempreendedor a economizar.

Com menores taxas de juros, até mesmo zerando taxas de serviços bancários. Sem contar a comodidade de poder resolver tudo dentro do seu próprio negócio, sem precisar ficar horas em filas bancárias.