GERENCIAMEI

Já sou MEI

Entenda a importância da inteligência emocional para o MEI

Publicidade

A prática da inteligência emocional sempre foi muito importante, seja gerenciando conflitos, alcançando metas de carreira ou impulsionando negócios. 

Sobretudo perante as rápidas mudanças do mercado que exigem inovação e aprendizado contínuo para tornar as equipes e empresas competitivas. 

É por estes motivos que os empreendedores precisam melhorar a cada dia, encontrando formas de ampliar suas habilidades comportamentais, incluindo a inteligência emocional. Esta é uma etapa importante se o seu desejo é empreender com qualidade.

Inteligência emocional para o microempreendedor

Publicidade

A inteligência emocional para o microempreendedor é uma habilidade que possibilita identificar e gerenciar as emoções, além de compreender o que o outro está sentindo. 

Pode-se dizer que combina habilidades, mesclando autoconhecimento com empatia para entender o que se sente.

A importância da inteligência emocional

Administrar um negócio requer uma conciliação de habilidades técnicas e comportamentais. Qualquer profissional que queira avançar na carreira necessita dessas habilidades, isso se torna importante para os empreendedores. 

Afinal, dominar apenas o conhecimento da sua área de atuação não é decisivo para se administrar o negócio. A inteligência emocional será essencial para motivá-la nos momentos difíceis, guiar sua equipe com determinação e ganhar a confiança dos seus clientes e parceiros. 

Publicidade

Uma empresa nasce na mente das pessoas (criadores), é criada por pessoas (colaboradores) e para pessoas (clientes). Portanto, nada mais normal do que a intervenção das emoções, uma vez que as pessoas são movidas por sentimentos, desejos e necessidades. 

Situações que vão exigir sua inteligência emocional

Já falamos sobre o conceito e agora vamos as aplicações práticas para esclarecer a função da inteligência emocional na hora de empreender. Confira a seguir.

Contornar gatilhos emocionais

Quem embarca em uma aventura empreendedora pode se deparar com muitos altos e baixos. Seguindo essa trajetória, é comum sentir-se realizado num dia e de mau humor no outro, indagando suas escolhas ao trocar as carreiras tradicionais por um negócio próprio.

Isso ocorre quando você encontra gatilhos para um estado emocional negativo. Como exemplo, você pode receber críticas de cliente que usa linguagem dura, evoca lembranças ruins do passado e desacredita no potencial da sua empresa. 

Publicidade

Com isso, sua própria capacidade de construir um negócio de sucesso tira seu impulso pelo resto da semana. Neste caso, é essencial ter autoconhecimento para identificar o gatilho, quais emoções evocou e como contorná-las.

Mediação de conflitos

A empatia e o autoconhecimento auxiliam na administração de qualquer tipo de conflito. Conhecendo seus pontos fortes ou fracos, você pode usar suas habilidades para mediar suas emoções.

Aliados à capacidade de se colocar como se estivesse no lugar de terceiro, você terá um ambiente mais harmonioso com espaços para passar ou receber feedback de maneira assertiva. Ou seja, compartilhar pontos de vista diferentes sem deixar de lado o respeito.

Desenvolver talentos

Saber ver o mundo do ponto de vista do outro também contribui para o desenvolvimento humano, pois ajuda a identificar e valorizar o talento. 

Publicidade

Por exemplo, quando observar que tal funcionário é um bom comunicador, ele pode ser inserido em uma posição onde utilizará desse atributo com maior frequência.

No decorrer das negociações

Outro ponto que está dentro da rotina de um empreendedor é o momento de negociação, seja sobre valor, prazos, investimentos ou recursos. 

Neste caso, é aconselhável apostar na comunicação para ganhar a confiança dos clientes, parceiros ou investidores e fazer uma proposta que melhor se adeque aos objetivos de cada um.

Ao encarar adversidades

A resiliência é mais uma característica da inteligência emocional. Os empreendedores sabem que obstáculos, rejeições, contratempos e outras adversidades estão sujeitas a aparecer, portanto, é necessário manter suas raízes fortes e se levantar após quedas.

Como escapar das emoções que atrapalham seu negócio

Tendo o potencial de compreender que as emoções atrapalham sua energia e motivação, você deve considerar boas práticas para evitar que elas tenham um impacto negativo. Confira a seguir.

Cuide dos padrões comportamentais

Você e as pessoas que trabalham juntas comportam-se conforme os padrões emocionais, visíveis através da autoconsciência e observação. 

Por exemplo, se alguém estiver sem paciência na hora do almoço, este não será o momento mais ideal para cobrar alguma demanda. 

Muitas vezes, fazer um plano de ação que leve em consideração os pontos fortes e fracos de uma equipe faz muita diferença para a felicidade geral.

Aprenda através de feedbacks

Não reaja às críticas com o mesmo tom, tente encontrar seu raciocínio e aprender com ele. Quando se acalmar, pergunte o motivo da reclamação e jamais leve para o pessoal.

Crie um ambiente e local de trabalho saudável

Alguns fatores como a cultura corporativa e o ambiente organizacional moldam como os funcionários estão se sentindo no trabalho, afetando seu bem-estar. 

As questões associadas com o ambiente físico e a ergonomia prejudicam a coluna, os olhos e as articulações, além da saúde mental também. 

Colaboradores com excesso de trabalho e estressados tendem a ser não só menos produtivos, como também mais suscetíveis a doenças e aumento do absentismo. Além disso, são propensos a doenças como depressão e ansiedade. 

Por isso, é mais prudente adotar iniciativas de saúde que estimulem a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, o sono e hábitos preventivos, como exames e consultas periódicas.