GERENCIAMEI

Já sou MEI

Gerenciamento de tempo para o Microempreendedor Individual

Publicidade

Alcançar a gestão do tempo nas pequenas empresas é importante para que os microempreendedores tomem decisões mais relevantes, produtivas e organizadas diante dos desafios.

É importante estar ciente que o resultado só vem quando o trabalho foi levado a sério, além de que, saber lidar com suas responsabilidades mostra-se maturidade e comprometimento na escolha de empreender. 

Procura conselhos úteis sobre como gerir melhor o seu tempo? Então leia até o final o artigo a seguir!

O que é o gerenciamento de tempo para o Mei?

Publicidade

O gerenciamento de tempo é conhecido como sendo a tomada de medidas para fazer uso do bem mais relevante e importante de uma empresa, o tempo. Concordamos que nenhum cliente deseja sofrer atrasos no fornecimento do serviço ou produto ou serviço solicitado. 

Além de perder a confiança, pode prejudicar a lealdade e experiência do consumidor. Sendo assim, com uma gestão adequada do tempo e com base nas técnicas específicas que discutiremos é possível ter aumento na produtividade do seu negócio.

Importância de fazer gerenciamento de tempo

Nas empresas, um gestor que procura seguir uma boa disciplina de tempo pode melhorar significativamente a qualidade do seu trabalho. De fato, com a redução de atrasos, ele pode se dedicar mais efetivamente às tarefas. 

A gestão do tempo também promove uma série de benefícios em toda a empresa. Perceba que seus funcionários não terão que realizar horas extras para realizar seu trabalho de forma satisfatória, isso vai reduzir custos desnecessários. 

Publicidade

Sem horas extras excessivas os funcionários também têm mais tempo para descansar. De modo com que não fiquem sobrecarregados e a pressão do trabalho seja diminuída.

Dicas para o MEI gerenciar o seu tempo

Trace metas

Defina todas as suas metas para o mês, divida-as por semana e depois por dia. É um ponto estratégico se você deseja expandir sua motivação, o fato de ver que aos poucos você está conquistando tudo que planejou, será um incentivo para continuar.

Crie uma rotina

Crie uma rotina, ou seja, um ritmo a ser seguido todos os dias. É importante considerar tanto suas atividades profissionais quanto quaisquer deveres pessoais que você considere imprescindíveis. 

A rotina auxilia o corpo em se acostumar a ter sempre a hora certa para produzir, fazendo com que nos sintamos responsáveis se não seguir uma determinada rotina.

Desvie-se de distrações

Publicidade

Possua um local de trabalho favorável ao foco. Essa é considerada uma das questões mais importantes para fazer você manter o foco totalmente no que tem a ser feito no momento.

Faça Pausas

Quem nunca enfrentou uma tarefa que demanda tempo para ser concluída? O que pode ser feito é ficar longe dessas tarefas periodicamente com pausas programadas. Assim você dará descanso para seu cérebro e pode voltar ao que estava fazendo com mais foco e tranquilidade. 

Lembre-se também que ficar muito tempo em uma atividade pode diminuir sua produtividade. Por isso, agendar pausas ajuda você a prestar mais atenção na execução de tarefas complexas e também faz reduzir seus níveis de estresse.

Metodologias de gerenciamento de tempo

GTD (Getting Things Done) – trata-se da lista de tarefas da cabeça e transcreve em um local físico para que você possa visualizar e organizar em um cronograma. É uma maneira de parar de ficar preocupado com o número de coisas a fazer e ter maior concentração no que realmente precisa ser feito.

Publicidade

Ela é separada em cinco etapas, quais sejam:

  • Capturar: indique o que precisa ter mais atenção e organize essas atividades.
  • Esclarecer: analise as informações sinalizadas e estabeleça o que necessita de ação a ser realizada;
  • Organizar: faça uma lista com os itens, conforme sua preferência ou necessidade.
  • Refletir: reveja o que criou para ter garantia de que as atividades serão contempladas, sem exceção. Esse processo precisa ser feito pelo menos uma vez a cada semana;
  • Engajar: executar cada tarefa indicada na lista.

Técnica Pomodoro – Essa técnica é baseada no pensamento de que ao dividir nossa demanda de trabalho em alguns blocos altamente focados, podemos melhorar a agilidade e rapidez do cérebro, aumentando a concentração. Ou seja, melhora toda a gestão de tempo e nos tornamos mais eficientes. Então para colocá-lo em prática será necessário de:

  • Contador regressivo ou cronômetro
  • Lista de tarefas
  • Lápis e uma borracha

Primeiro você tem que organizar uma lista de todas as tarefas a fazer no decorrer da sua rotina diária. Depois, divida todo seu tempo e a cada 25 minutos faça intervalos, conhecido como “pomodoros” e trabalhe sem parar durante esse período. 

Quando o cronômetro disparar, no final de cada 25 minutos, marque um X nas suas tarefas concluídas ou se preferir anote qual a situação do seu trabalho (por exemplo 50% concluído) e faça descanso por 5 minutos. Durante esse intervalo utilize o tempo para realizar outras coisas que não estejam relacionadas à tarefa.

Conclusões sobre o gerenciamento de tempo

Como já dizia Benjamin Franklin “tempo é dinheiro” e, para aproveitá-lo ao máximo, uma empresa precisa ter o gerenciamento do tempo. Desta forma, aumentar a produtividade pode melhorar o relacionamento com os clientes e os lucros. 

A citação do filósofo representa uma grande realidade para algumas empresas. Isto não quer dizer, que seja obrigado a dedicar todo o seu tempo a processos profissionais. Isso porque tirar um tempo para descansar também contribui para a lucratividade pois reduz o estresse e melhora seu desempenho.