GERENCIAMEI

Já sou MEI

Importância do PIX para o Mei

Publicidade

Com o mundo online, novas opções passaram a ser exploradas e a limitação de pagamento por cartão ou dinheiro passou a deixar de existir, proporcionando nova experiências aos clientes. Dentre esses novos modelos, não podemos esquecer de falar do Pix para empresas.

O método de pagamento instantâneo que foi desenvolvido pelo Banco Central está em vigor desde 2021 e tem grandes chances de dar vantagem ao seu negócio. É rápido, seguro, prático e gratuito para o consumidor. No artigo que o Gerencia MEI elaborou, você pode sanar suas dúvidas referente ao Pix, veja a seguir.

O que é pagamento Pix?

Ele é um método de pagamento criado e gerenciado pelo banco central, permitindo fazer envio e recebimento de valores em menos de 10 segundos. O Pix tem possibilidade de ser realizado todos os dias e qualquer horário, inclusive finais de semana ou feriados.

Publicidade

Com o Pix voltado para empresas, clientes e empresários possuem mais possibilidades para transferir e pagar suas compras com rapidez e sem burocracia. Além disso, podem pagar seus funcionários, fornecedores e até mesmos os impostos.

O Pix não é conhecido como aplicativo, mas sim um modelo de sistema de pagamento oferecido pelas instituições financeiras aos seus clientes. É prestado por meio de aplicativo bancário ou internet banking.

O Pix é seguro?

Todas as transações do Pix ocorrem utilizando-se de mensagens que são assinadas digitalmente e criptografadas por uma rede segura. As informações do usuário também são criptografadas o que significa que possui protocolos que impedem que terceiros acessem suas informações.

O que é chave Pix?

Chave Pix é o nome criado pelo Banco Central para identificar sua conta usando uma informação única. Funcionam por meio de atalhos para pagamentos. Portanto, em vez de inserir os dados de uma conta, basta inserir uma chave para concluir o pagamento.

Publicidade

As chaves pix podem ser: número de telefone, CNPJ MEI, e-mail, CPF ou chave aleatória.

Outros atributos das chaves PIX para

  • Limite máximo de 20 chaves para cada conta de pessoas jurídicas. Ou seja, vários e-mails ou telefones podem ser usados para armazenar chaves;
  • Não se pode usar chave pix igual para contas bancárias distintas;
  • Não é necessária uma chave Pix para receber valores, mas recomenda-se o registo por ser mais cômodo e rápido;
  • A chave aleatória, composta por símbolos, letras e números gerados aleatoriamente pode ser gerada para identificar cada conta de recebimento.

Como posso cadastrar a empresa MEI no Pix?

Para se registrar no Pix sua empresa deve ter uma conta de transação, como conta corrente, conta de pagamento ou poupança. 

O cadastramento pode variar dependendo da sua instituição financeira e pode ser feito pelo aplicativo de cada banco, se preferir pode acessar pelo internet banking da empresa. Não há restrições relacionado ao porte de empresa.

A mudança são as taxas cobradas para cada tipo de negócio paga pelo serviço. O MEI é isento de taxas para transferências e, porém, certas instituições bancárias possuem uma taxa quando o empreendedor recebe os recursos para fins de compra.

Publicidade

Após o registro, um agente financeiro pode entrar em contato para validar e confirmar quais chaves Pix serão cadastradas no sistema.

Como o cliente do MEI realiza o Pix?

Existe três formas para clientes realizarem o Pix:

Dados Bancários 

Informe o banco, agência, conta, dígito, tipo de conta ou outros dados que forem solicitados do recebedor, concluído, basta finalizar a transação.

QR Code 

Acesse o aplicativo que utiliza para seu banco, selecione a opção de pagamento por QR Code e leia o código através da câmera do celular. Por fim, siga o processo de transferência e conclua o pagamento.

Publicidade

Lembre-se que o destinatário deve inserir o valor correto a pagar. Portanto, caso o valor não esteja inserido, você mesmo deverá informar.

Chave Pix

Solicite a chave que represente sua conta bancária do recebedor. Em seguida no aplicativo bancário, selecione o tipo de chave (CPF, e-mail, úmero de telefone, CNPJ ou uma chave aleatória) e insira no local solicitado. Depois, verifique se os dados foram inseridos corretamente e prossiga com a realização da transação.

Posso pagar DAS utilizando o Pix?

Em 24/04/2021, o governo divulgou aos Microempreendedores Individuais, a possibilidade de pagamento do DAS através do Pix. Com o novo método de pagamento do DAS, serão beneficiados milhões de MEIs que estão cadastrados no programa.

Como pagar seu DAS por Pix?

Pagar um boleto DAS, através do Pix é rápido e simples: o documento agora já está sendo emitido através do PGMEI, com a opção QR Code, podendo ser lido por aplicativos de qualquer instituição bancária, desde que aceite o pagamento pela modalidade Pix.

Vantagens do MEI possuir Pix 

Esse serviço é uma ótima maneira de sua empresa reduzir as taxas de transação. Além do mais, quanto mais usuários tiver o Pix, maiores serão as chances da empresa obter o fluxo de caixa rápido. Podendo também facilitar determinadas funções do seu negócio, incluindo pagamento de salários, de fornecedores, contas e impostos.